A Junta de Freguesia do Alqueidão, na qualidade de promotor, acaba de ver aprovado um projeto europeu de promoção da cidadania transfronteiriça e coesão social, submetido ao Programa Europa para os Cidadãos (Sub-programa: Envolvimento democrático e participação cívica).
O projeto em causa foi o único a ser aprovado em território nacional na segunda fase de candidaturas de 2020. Das 173 candidaturas apresentadas neste round ao Sub-programa, apenas 19 foram selecionadas para financiamento, entre eles, a da Junta de Freguesia do Alqueidão, com um montante de financiamento concedido ao projeto no valor de 138.600,00 euros.
A participação portuguesa no Programa acontece desde o seu início em 2014, umas vezes na qualidade de coordenadores, outras como parceiros de projetos.
“Património Cultural – Um Alicerce na Construção do Futuro da Europa” é um projeto de Rede de Cidades composto por um consórcio de 12 organizações e 11 países, a saber, Portugal, Grécia, Letónia, Itália, Hungria, Eslováquia, Lituânia, Malta, Espanha, França e Estónia. Neste sentido, o projeto visa a participação, aproximação e união de parceiros europeus, proporcionando a oportunidade de participar em atividades comuns, promovendo valores como a compreensão, tolerância e o respeito contribuindo para o desenvolvimento de uma identidade europeia dinâmica e multifacetada. O projeto tem ainda como objetivo, estimular os participantes a questionarem-se sobre o valor universal que o património cultural tem para todos, a importância de o transmitir, considerando também o seu importante papel na construção do futuro da Europa, reforçando o sentimento de pertença.
Desta forma, ao longo de 14 meses (1 de março 2021 e 31 de maio de 2022), tendo como premissas a compreensão e o reforço da sensibilização pelos cidadãos da Europa, da sua história da promoção da paz e do bem-estar dos seus povos, estimulando o debate, a reflexão e o desenvolvimento de redes, o projeto prevê entre outras atividades a organização de 5 eventos temáticos envolvendo um total de 930 participantes. O primeiro evento terá lugar em Portugal no mês de abril/2021, ocorrendo os outros eventos em Malta em julho/2021, Lituânia em outubro/2021, Hungria em janeiro/2022 e Eslováquia em fevereiro/2022. Ao longo dos eventos, cada atividade, com recurso a ferramentas digitais, assumirá o caráter de conferências, mesas redondas, apresentação de boas práticas, sessões de debate, oficinas de trabalho e visitas culturais, implicando a participação ativa dos participantes e cidadãos. Estes eventos contarão com a presença de executivos municipais e de administração pública, decisores políticos e experts da sociedade civil dos 11 países participantes.